Conteúdo principal

Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea tem novo Comandante

Realizou-se ontem, 4 de dezembro, a cerimónia de rendição de Comandante do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), no Montijo.

Presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (VCEMFA), Tenente-General António Nascimento, na cerimónia tomou posse como novo Comandante o Tenente-Coronel Navegador Pedro Ferreira, rendendo no cargo o Coronel Navegador José Oliveira, na função desde fevereiro de 2023.

Ainda antes de empossar o novo Comandante, como forma de reconhecimento pelo comando do CTSFA, o VCEMFA condecorou o comandante cessante com a Medalha de Serviços Distintos, grau prata.

Ao tomar posse, o novo Comandante dirigiu palavras de agradecimento à chefia da Força Aérea e aos seus familiares, mas também aos militares e civis que a partir de hoje vai comandar, elogiando o “exemplar trabalho desenvolvido, muitas vezes longe dos holofotes, mas sempre com o profissionalismo que caracteriza os melhores, vamos continuar.”

Em discurso, o VCEMFA salientou as características “humanas, militares e técnicas” do novo Comandante, acrescentando que, “aliadas à experiência e ao sentido de responsabilidade, permitirão administrar corretamente os meios ao seu dispor e liderar com eficácia”. 

O Tenente-Coronel Pedro Ferreira nasceu em Santarém, em 1973, e ingressou na Força Aérea para o Curso de Navegador em outubro de 1993. Entre 1993 e 1999, esteve colocado na Esquadra 502, no avião C-212.

Em 2002 ingressou nos quadros permanentes da Força Aérea, sendo colocado, nesse mesmo ano, na Esquadra 601 – “Lobos”, na frota P-3, onde permaneceu até 2014.

Entre 2014 e 2021 esteve colocado no Comando Aéreo, seguindo-se depois uma passagem pelo Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, em Ota, onde exercia as funções de Comandante do Grupo Operacional.